sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Campos dos Goytacazes, 13 de fevereiro de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILLEN DE PAULA, LUCIANA FONSECA E PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS AMANHECE CHUVOSO E FICARÁ ASSIM DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 29 GRAUS.

O PRINCIPAL DESTAQUE DO DIA É:
TSE: AÇÃO CONTRA CHICÃO NÃO TEM FUNDAMENTO – MÉDICO DO CORPO DE BOMBEIROS NÃO PRECISAVA SE DESINCOMPATIBILIZAR PARA SER CANDIDATO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente o pedido de indeferimento feito pelo pelos advogados do candidato derrotado à Prefeita de Campos Arnaldo Vianna (PDT) contra o vice-prefeito Francisco Arthur Oliveira, o Doutor Chicão (PP). A decisão da última instância da Justiça Eleitoral, publicada na segunda-feira, levou em consideração o fato de que o então, candidato, capitão-médico do Corpo de Bombeiros, por não ocupar posto de comando na corporação, não necessitava se desincompatibilizar. O pedido de impugnação da candidatura do vice de Rosinha foi apresentado em meados de outubro, quando a coligação do PDT, Coração de Campos, adotou como estratégia impetrar ações contra os principais oponentes.
O pedido de impugnação contra Doutor Chicão na 100ª Zona Eleitoral (ZE), foi indeferido ainda em outubro pela juíza eleitoral Márcia Alves Succi. Os advogados do PDT recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ao julgar, manteve a decisão a favor de Chicão. Para provar que o pedido dos advogados do então candidato Arnaldo Vianna não tinha fundamentação legal, a advogada da coligação de Rosinha, Muda Campos, Rosely Pessanha, convocou a imprensa para mostrar cópias do processo do registro de candidatura de Chicão, dentro do prazo exigido pela legislação. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS LOCAIS
MINISTRO TEMPORÃO EM CAMPOS DIA 12 PARA CUIDAR DO PSF

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a pedido da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, já designou providências para que o Programa Saúde da Família (PSF), interrompido no município desde agosto de 2008, retorne o mais rápido possível. No dia 12 de março, o secretário Nacional de Assistência à Saúde Básica, Alberto Beltrame, vai estar em Campos para buscar solução, através de um TAC com o Ministério Público (MP) e entendimento com o Governo do Estado. O anúncio foi feito pela por Rosinha na tarde de ontem, numa espécie de prestação de contas de sua viagem de quatro dias a Brasília, onde participou do Encontro Nacional de Prefeitos. Após a coletiva, o secretário municipal de Ambiente, Paulo Feijó, informou que o ministro Temporão também estará em Campos dia 12.
Durante entrevista coletiva no seu gabinete, a prefeita destacou as conquistas que obteve para Campos depois de reuniões com o ministro Temporão; com o ministro das Cidades, Márcio Fortes; com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; com o secretário Nacional de Portos, Pedro Brito; e também com o vice-governador do Rio, Fernando Pezão, e com os presidentes da Câmara Federal, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, aos quais entregou documentos sobre o efeito negativo para Campos e região, caso ocorram mudanças na lei de repasse os royalties do petróleo.
Acompanhada do deputado federal Geraldo Pudim, a prefeita levou aos ministros diversas pautas específicas, e conseguiu respostas positivas do Governo Federal para praticamente todos pedidos, com destaque para o acordo para o retorno do Programa de Saúde da Família (PSF), que terá ainda aquisição de equipamentos e veículos para os trabalhos nos bairros. (JORNAL O DIÁRIO)

PROJETO NAVEGAR É PRECISO VAI TER UM BANCO DE EMPREGOS
O Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) está firmando parceria com as secretarias de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico e Petróleo para criar um banco de dados onde as pessoas possam buscar emprego. De acordo com o presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal, o projeto Navegar é Preciso está sendo reestruturado por determinação da prefeita Rosinha Garotinho, que pediu que as características existentes visando a inclusão digital, fossem mantidas e novos serviços fossem oferecidos. (PMCG – SECOM)

AUDIÊNCIA DISCUTE PEDÁGIO NA BR-101
Com a polêmica que foi criada por causa do início da cobrança de pedágio em três pontos da BR 101, no trecho que vai da divisa do Espírito Santo até Niterói, a Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública na sede da Câmara Municipal de Campos, com a finalidade de discutir e acompanhar o processo de concessão da rodovia federal e as medidas que estão sendo tomadas pela Autopista Fluminense, concessionária responsável pelo perímetro. A suspensão imediata da cobrança de pedágio em Guandu e Serrinha até que a Aconcessionária inicie seu cronograma de obras para melhoria da BR 101 foi uma das propostas apresentadas.
Foram convidados representantes da Autopista e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas nenhum dos dois compareceu. Compuseram a mesa os deputados Glauco Lopes, Alcebíades Sabino, Wilson Cabral e João Peixoto, além do presidente da Câmara, Nelson Nahim. (JORNAL FOLHA DA MANHÃ)

FESTAS PRÉ-CARNAVALESCAS ANIMAM CIDADE
A escolha da Rainha da AFONNORJ movimentou os carnavalescos na sede da Mocidade Louca, no Morrinho, ontem à noite. Hoje, no Automóvel Clube Fluminense, às 21 horas, serão eleitos o Rei Momo, Rainha, Príncipe e Princesa do Carnaval 2009, com entrada franca.
Amanhã às 21 horas, haverá a famosa Batalha de Confete do Ouro Azul, na rua 13 de Maio, no trecho compreendido entre as ruas Siqueira Campos e Formosa. A atração da noite será o Desfile dos Bois Alternativos. (PAOURIVES)

NOTICIAS REGIONAIS
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS

Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, interessados nos cursos de formação de cabo, sargento, oficial e músico (regente), já podem se inscrever no site www.fesp.rj.gov.br, da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp).
O objetivo é selecionar os bombeiros-militares que estarão aptos a frequentar as aulas oferecidas. Todos devem ficar atentos porque as inscrições para as 697 vagas terminam no dia 20 de fevereiro.
O processo seletivo tem três etapas: prova objetiva, exame médico e teste de aptidão física. São 240 vagas para o curso de formação de cabos, 319 para o de formação de sargentos e duas para acesso ao posto de músico estagiário.
Já para o curso de habilitação ao oficialato administrativo e especialista, estão disponíveis 68 vagas para CHOAE, uma para o quadro QOE Comunicações e 67 para o quadro QOA, sendo 44 por antiguidade e 23 por processo seletivo. (JORNAL O DIÁRIO – PAINEL DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
BRASILEIROS VÃO ACERTAR HORÁRIO NESTE DOMINGO

Na madrugada do próximo domingo, os brasileiros que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que acertar o horário, atrasando os relógios em uma hora, por conta do término do horário de verão. Dados preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME) apontam economia de cerca de dois mil megawatts de energia desde que o horário alternativo entrou em vigor, no dia 19 de outubro. (JORNAL O DIÁRIO)

CARTILHA TRAZ DICAS PARA OS ENDIVIDADOS
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) lançou ontem, às 10h, uma cartilha voltada para os consumidores endividados. Além de informações sobre os seus direitos em relação a produtos e serviços, o consumidor encontrará na publicação dicas para reduzir suas dívidas, negociar com fornecedores e mover ações judiciais. A cartilha também ensina como elaborar contratos e cartas para acordos. Uma das orientações da publicação é que o consumidor deve buscar, inicialmente, um contato com a empresa credora e saber se há alguma forma de parcelar a dívida, ou obter desconto em multas ou juros pelo atraso.
Os interessados em obter a cartilha podem encontrá-la no site do Ibedec, na seção Consumo/Cartilhas. Ela lembra que “em situações de crise, as chances de obter uma negociação são maiores, já que o dinheiro está escasso e as empresas preferem perder um pouco a deixar de receber”. (ABr) (JORNAL O DIÁRIO)

PROJETO SUGERE CAPACITAÇÃO PARA GESTOR PÚBLICO
O Projeto Brasil Municípios, do Ministério do Planejamento está defendendo a capacitação dos gestores, como alternativa para melhorar a administração pública dos municípios. A proposta foi feita durante o primeiro Encontro Nacional de Prefeitos, realizado esta semana em Brasília. “A idéia é desenvolver um trabalho diretamente nas prefeituras”. (JORNAL O DIÁRIO)

R$ 200 MIL DE CRÉDITOS PARA CARROS USADOS
Conselho Curador do Fundo de Amparo ao Trabalhador publicou na edição de ontem do Diário Oficial da União a decisão de financiar capital de giro de empresas revendedoras de veículos usados. Prevê o teto de R$ 200 mil, com prazo até 24 meses, com cinco de carência. Os encargos financeiros serão a Taxa de Juros de Longo (TJLP), acrescida de uma taxa efetiva de 11,206% ao ano. O ministro disse que a taxa anterior podia a chegar à TJLP, mais 24%, só no Banco do Brasil Não poderão tomar o empréstimo os inadimplentes perante qualquer órgão da administração pública federal, especialmente com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). (ABr). (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
AMERICANO PERDE EM PARTIDA POLÊMICA

Três lances capitais decidiram o jogo entre Americano e Fluminense, ontem em Campos. O Alvinegro foi derrotado pelo Tricolor das Laranjeiras, por 2 a 1, ontem, em casa, graças a atuação destacada do goleiro Fernando Henrique, que depois de fazer defesas milagrosas na segunda etapa, cometeu um pênalti infantil e protagonizou uma verdadeira lambança nos acréscimos.
Aos 13 minutos do 1º tempo, depois de quatro faltas marcadas perto da pequena área pelo árbitro Lenilton Rodrigues, Thiago Neves acertou linda cobrança de falta e abriu o placar.
Aos 35min do 2º tempo, Fernando Henrique, antes herói, com a bola fora do lance, deu um soco na perna de um adversário. Pênalti, que Éberson cobrou e converteu. 1 a 1.
Quando tudo parecia definido, e a torcida alvinegra já gritava “eliminado” o árbitro arrumou um pênalti inusitado. Fernando Henrique foi para a área do Americano para ajudar o ataque em cobrança de escanteio. A bola foi rechaçada e Paulo Henrique tentou afastar de bicicleta, Fernando Henrique saltou em sua direção e acabou se embolando com o jogador alvinegro. Tresloucado, o goleiro tricolor caiu no chão e o árbitro foi na dele: viu um chute no rosto do goleiro do Flu. Expulsou o jogador do Cano e marcou pênalti, que Conca bateu com força para assegurar a vitória tricolor. O Americano segue líder do seu grupo, mas agora tem o Fluminense nos seus calcanhares. Graças ao dublê de ator e goleiro Fernando Henrique. (JORNAL O DIÁRIO - PAOURIVES)

FOGÃO GOLEIA O FRIBURGUENSE POR 5 A 1
O Botafogo entrou classificado à semifinal da Taça GB. Mas, em busca do primeiro lugar do Grupo B, não deu chances para o Friburguense, e goleou por 5 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Eduardo Guinle. Com 15 pontos, vai para cima do Flamengo (16) e se vencer será o ‘campeão’ do grupo. (JORNAL O DIA)

VASCO É PUNIDO PELO TJD/RJ PELA ESCALAÇÃO DE JÉFERSON
O Vasco sofreu nesta quinta-feira no Tapetão uma dura goleada, que abalou não só o seu departamento jurídico, mas também sua posição na classificação da Taça GB. O clube foi julgado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) e condenado por 4 a 1 com a perda de seis pontos e multa de R$ 5 mil pela escalação irregular de Jéferson, na primeira rodada, contra o Americano (derrota por 2 a 0, em São Januário).
Assim, o Vasco, que tinha 11 pontos ganhos, estando na liderança do Grupo A, caiu para o sétimo lugar, somando apenas cinco pontos, dando adeus às chances de chegar às semifinais. A diretoria prometeu entrar com recurso até segunda-feira, para ser julgado na terça, a fim de não paralisar a competição. (JORNAL O DIA)

RESULTADOS DESSA RODADA
AMERICANO 1 X 2 FLUMINENSE
FRIBURGUENSE 1 X 5 BOTAFOGO

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A PG
AMERICANO 9
CABOFRIENSE 8
FLUMINENSE 8
DUQUE DE CAXIAS 8
VASCO * 5
* O VASCO TINHA 11 PONTOS PERDEU 6 PONTOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E FICOU AUTOMATICAMENTE COM 5

GRUPO B PG
FLAMENGO 16
BOTAFOGO 15
MESQUITA 8

PRÓXIMA RODADA
14/02 – 16h – BOTAFOGO X FLAMENGO – MARACANÃ
14/02 – 16h – MADUREIRA X VASCO – EDSON PASSOS
15/02 – 16h – FLUMINENSE X TIGRES – MARACANÃ
15/02 – 16h – RESENDE X AMERICANO – ESTÁDIO MUN. DO TRABALHADOR
15/02 – 16h – MACAÉ X FRIBURGUENSE – GODOFREDO CRUZ
(JORNAL O DIA – PAOURIVES)

Nenhum comentário: